Hitórico da Rede Pintadas

Histórico da Rede Pintadas

A origem da Rede Pintadas está respaldada na formação do “Movimento de Pintadas”: o Movimento teve início em 1961 quando, liderado pela igreja Católica, na comunidade do Canto surgiram as primeiras reivindicações políticas. Mais tarde, a comunidade,  motivada pelo espírito de solidariedade, se uniu com os posseiros da Fazenda Lameiros que lutavam contra um poderoso fazendeiro pela reintegração da posse. A partir desse momento foi iniciado o processo pelo INCRA o que levou mais tarde à desapropriação da área.
Em 1986 houve encontros regulares no Sindicato dos Trabalhadores Rurais com a participação de 32 comunidades do município. Em 1988 fundou-se o Centro Comunitário de Serviços de Pintadas apoiado por 240 famílias pintadenses e todas as entidades locais. No mesmo ano começou o “Projeto Pintadas” que objetivava o desenvolvimento sustentável do município. Em 1996 foi construída a Escola Família Agrícola de Pintadas que surgiu da luta do Movimento Social de Pintadas. O movimento das mulheres começou em 1993 e foi registrado como Associação das Mulheres de Pintadas (AMP) em 1998. A Associação Cultural e Beneficente Padre Ricardo presta serviços de assistência social a crianças e jovens carentes desde o ano de sua fundação em 1995. Em 1997 a Rádio Comunitária foi fundada, em 1997 o Sicoob Sertão
Como cada entidade participante tem os seus objetivos específicos, a Rede pretende fortalecer as atividades já existentes como também articular e implementar outras que sejam desenvolvidas em conjunto.
No processo de fundação da Rede Pintadas, o Centro Comunitário de Serviços de Pintadas encaminhou uma solicitação ao “DED” - Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social - no sentido desta entidade se responsabilizar pela manutenção do salário de um profissional com a responsabilidade de coordenar as atividades da Rede. A solicitação foi atendida e a partir de então, o “DED” tem uma participação muito importante na criação e manutenção da Rede Pintadas na medida em que apóia e possibilita a realização do acompanhamento das atividades desenvolvidas.
Enfim, em linhas gerais, são estes os objetivos da Rede Pintadas:
1.    Promover maior articulação entre as entidades em torno de projetos comuns;
2.    Assessorar, integrar e fortalecer as atividades de cada entidade;
3.    Articular e dinamizar o Movimento de Pintadas;
4.    Promover encontros para troca de experiências (interna e externa);
5.    Descobrir novos parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário