Quem somos


A Rede Pintadas é uma entidade composta por 13 organizações não governamentais que atuam coletivamente em prol do desenvolvimento das comunidades de Pintadas e região.

Desde sua criação, nos anos 1990, funcionou como um fórum de debate e um espaço de articulação entre as entidades, sendo formalizada em 2003 como entidade jurídica. De forma representativa, a Rede Pintadas tem como funções principais avaliar, propor, planejar e implementar  programas  sociais  e políticas  públicas,  além  de  empreender  esforços  e iniciativas  de  geração  de  emprego  e  renda.

Em conjunto com entidades parceiras da região, ONGs nacionais e internacionais, vem desenvolvendo ao longo de quase três décadas vários projetos sociais, tendo grande respaldo pelas ações de convivência com o semiárido, sobretudo na construção de estruturas hídricas e demais ações de  democratização do acesso à água.

A experiência pioneira, considerada embrionária para a criação da Rede Pintadas foi o Projeto Pintadas, que marcou a vida de centenas de famílias beneficiadas nas questões econômicas, socioculturais e políticas. Congregou tecnologias sociais de convivência com o semiárido até então inovadoras, como a construção de estruturas de armazenamento de água, as cisternas de placas, aliadas às técnicas de gerenciamento do uso da água e produção de insumos para os períodos de seca.

A experiência desenvolvida pelo Centro Comunitário, a entidade-mãe da Rede Pintadas, fomentou o surgimento das diversas organizações comunitárias que foram compondo o atual quadro da Rede Pintadas e germinando outros grandes projetos, a exemplo da construção da Escola Família Agrícola.

Ao longo desse tempo, a Rede tem desenvolvido programas voltados para o empoderamento social e econômico das mulheres; de inclusão social da juventude através da cultura; de estímulo ao associativismo, ao cooperativismo e à economia solidária; de segurança hídrica, alimentar e nutricional para famílias em situação de vulnerabilidade; além de ações para o fortalecimento e sustentabilidade da agricultura familiar na perspectiva de proporcionar qualidade de vida e estímulo à permanência do homem e da mulher no campo. A entidade já teve o trabalho das suas organizações reconhecido por diversas instituições, entre os prêmios conferidos destacam-se: Prêmio Gestão Pública e Cidadania, concedido em 2002 pela Fundação Getúlio Vargas; o prêmio de Melhores Práticas, em 2003, concedido pela Caixa Econômica Federal; O prêmio SEED Internacional;

As ações desenvolvidas pela Rede têm feito de Pintadas uma referência no Território da Bacia do Jacuípe, sobretudo pela experiência de articulação em rede social e mobilização. Foi a partir da luta e do trabalho da instituição que o município se tornou referência na questão da infraestrutura hídrica – é o primeiro município do Nordeste a alcançar a marca de 100% de domicílios rurais com cisternas.

A Rede Pintadas é composta por 13 instituições: Companhia de Artes Cênicas Rheluz, Cooperativa de Crédito Rural Pintadas (SICOOB SERTÃO), Cooperativa Agroindustrial Pintadas (COOAP), Centro Comunitário de Serviços de Pintadas (CCSP), Associação Cultural e Beneficente Padre Ricardo (RENASCER), Associação Mantenedora Escola Família Agrícola (EFAP), Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Associação das Mulheres Pintadenses, Associação dos Apicultores de Pintadas (ASA), Associação Comunitária Rural Boa Sorte, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pintadas, Cooperativa de Transportes, Sindicato do Servidores Públicos.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS DA REDE PINTADAS
Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE) Brasil (sede Salvador)
IL CANALE Itália
DED – Deutscher Entwicklungsdienst (ou Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social) Alemanha
DISOP – Dienst voor Internationale Samenwerking aan Ontwikkelingsprojecten (ou Organização para a Cooperação Internacional a Projetos de Desenvolvimento) Bélgica
Comunita Montana (13 cidades associadas em
torno da Província de Régio Emília) Itália
Peuples Solidaires França
Fundação Clemente Mariani Brasil (sede Salvador)
Universidade Federal da Bahia
(Escola de Nutrição, Faculdade de Educação,
Faculdade de Arquitetura, Fundação Politécnica – Departamento Hidráulica e Saneamento) Brasil
Caritas Brasileira Brasil
MIVA – MISSIONARY VEHICLE ASSOCIATION Holanda
AVSI – Associazone Volontari per il
Servizio Internationalle
Kindermissionswerk Alemanha
CastelNovo Monti (Prefeitura italiana) Itália
Itália
SIMFR – Solidarité Internationale des Mouvements
Familiaux de Formation Rurale (ou Associação
Internacional dos Movimentos de Formação Rural) Bélgica
REDEH - Rede de Desenvolvimento Humano Brasil
REPARTE– Rede Parceiros da Terra Brasil
MOC – Movimento de Organizações Comunitárias Brasil
REFAISA – Rede de Escolas Família Agrícola do Semiarido Baiano   Brasil
Conselho de Desenvolvimento Territorial da Bacia do Jacuípe Brasil
Fórum de Mulheres do Semiárido Brasil

No que concerne à participação, a Rede integra os seguintes espaços:
Fórum Municipal dos Conselhos – Pintadas/BA
Conselho Municipal de Educação – Lei 166 de 29/11/1999;
Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB – Lei nº288 de 27/03/2007
Conselho Municipal de Alimentação Escolar – Decreto nº 032 de 31/08/2000
Conselho Municipal de Assistência Social – Lei 259 de 22/06/2005
Conselho Municipal de Saúde – Lei nº 128 de 09/05/1997
Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Lei nº 232 de 01/07/2003
Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – Lei nº 189 de 20/08/2001
Conselho Municipal de Cultura – Lei nº319 de 20/05/2009.
Conselho de Desenvolvimento Rural da Bacia do Jacuípe

Nenhum comentário:

Postar um comentário