Fórum aborda políticas públicas para o desenvolvimento sustentável na Bacia do Jacuípe


Ampliar as políticas públicas para a convivência com semiárido e reconhecer a economia solidária e o cooperativismo como eixos estruturantes do desenvolvimento. Essas foram as propostas do debate do I Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Jacuípe realizado na tarde desta sexta-feira, 02, em Pintadas. A atividade integrou a programação que celebrou os 10 anos da Rede Pintadas e foi aberta com uma apresentação cultural sobre a história da entidade.

A mesa de debatedores contou com a presença da assessora da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE), Eliana Rollemberg, do professor da Universidade Federal da Bahia, José Albertino Lôrdelo, da deputada estadual Neusa Cadore (PT), do superintendente de Economia Solidária, Milton Barbosa, do coordenador do Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe, Hélio Alves, e da representante do Fórum Baiano de Economia Solidária, Eleneide Alves.

“Pintadas é a melhor experiência de gestão pública do Nordeste, tem as melhores propostas de tecnologias sociais, foi pioneira na construção de cisternas no semiárido, além de ter exemplos em todas as áreas”, exaltou José Albertino. Parceiro de Pintadas há mais de 30 anos, ele destacou que as ações desenvolvidas no município foram replicadas em diversas partes do Brasil e serviram de base para pesquisas de mestrado e doutorado.

A assessora da Cese, Eliana Rollemberg, destacou o aprendizado com os movimentos sociais e a felicidade de ter contribuído com mais de 17 projetos da Rede Pintadas ao longo desta trajetória. “A Cese trabalha com uma grande diversidade de eixos e a Rede Pintadas é uma grande referência para esse trabalho porque aqui não é só uma, mas várias sementes”.

A deputada Neusa Cadore fez memória à luta de mais de 50 anos do movimento social de Pintadas e destacou a força da participação como o motor da mudança social. “A experiência nos mostra que o que construímos de mais precioso foi o capital social, o recurso humano, as pessoas que aprenderam a acreditar em si mesmas a partir da participação”, disse a parlamentar que foi prefeita do município durante oito anos. “A nossa tarefa é passar esse legado e os desafios para os nossos filhos e para as nossas crianças porque não podemos abrir mão da responsabilidade e do direito de construir a nossa história”, frisou.

Cooperativismo e Economia Solidária – O Fórum também apontou a necessidade de ampliação dos investimentos para a convivência com o semiárido e para as ações voltadas para o desenvolvimento do cooperativismo e da economia solidária no Território da Bacia do Jacuípe.
O superintendente Milton Barbosa aproveitou o debate para informar que, além dos recursos já aplicados na implantação dos Centros Públicos de Economia Solidária, o Governo do Estado, pretende lançar novos editais com foco na implantação de projetos de finanças solidárias, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sociais voltadas para a economia solidária na Bahia.

Ascom Neusa Cadore
Lourivânia Soares












Nenhum comentário:

Postar um comentário