Projeto Mais Água realiza intercâmbio em Juazeiro


Oportunidade de socializar os conhecimentos para aperfeiçoar as práticas desenvolvidas na agricultura familiar e fortalecer a convivência com o semiárido. Foi com esse objetivo que agricultoras e agricultores beneficiários do Mais Água, executado pela Rede Pintadas, com recursos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Combate à Pobreza (SEDES) e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), participaram do terceiro intercâmbio promovido pelo projeto.  



As atividades ocorreram nos dias 27 e 28 de maio com a presença de 31 participantes de Tapiramutá, Mundo Novo, Piritiba, Mairi, Várzea da Roça e Pintadas, municípios envolvidos no projeto. Desta vez a visita foi ao Instituto de Pequena Propriedade Apropriada (IRPAA), em Juazeiro. A instituição é reconhecida por quase 25 anos de luta e desenvolvimento de experiências na linha da convivência com o semiárido.



No primeiro dia do intercâmbio foi realizada uma oficina com Vanderlei Menezes, coordenador do Projeto P1+2 do IRPAA onde foram apresentadas diversas tecnologias de construção de barreiro, cisternas, barragens subterrâneas, tanque de pedra, etc. No segundo dia, os participantes fizeram uma visita de Campo à Fazenda Mina com a proposta de conhecer as ações implementadas na localidade.




"O encontro realizado no âmbito do Mais Água serviu para os agricultores refletirem sobre a realidade do semiárido e para discutirem a importância do projeto na mudança de perspectiva de vida, a partir do melhor aproveitamento dos recursos hídricos e do uso das tecnologias sociais", afirmou Margarida Lúcio, coordenadora do projeto Mais Água.



Mais Água - O projeto visa contribuir na viabilidade de uma vida digna no semiárido, implementando e fortalecendo sistemas produtivos de uso e manejo sustentável da terra e da água que vão ampliar as condições de captação, armazenamento e produção de alimentos. O programa também trabalha com a difusão de práticas agroecológicas, de forma a contribuir com a segurança alimentar e nutricional das famílias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário