Coordenador geral do Programa Cisternas visita os projetos gerenciados pela Rede Pintadas

                        


 Nos dias 12 e 13 de setembro, o coordenador geral do Programa Cisternas da SEDES - Bahia (Secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza), esteve nos municípios de Piritiba, Quixabeira e Várzea da Roça para fazer o acompanhamento de campo das construções do Projeto Cisternas e do Projeto Mais Água e conhecer as realidades das famílias beneficiadas.

Na quinta-feira, dia 12, o Coordenador geral do Programa Cisternas, Fabiano   Dantasvisitou as construções das tecnologias de armazenamento de água   no município de Piritiba, que estão sendo desenvolvidas pelo Projeto Mais Água, Acompanhado por sua coordenadora, Margarida Lúcio e o animador Nielson Mascarenhas.

 Na sexta-feira, dia 13, alguns beneficiários dos municípios de Várzea da Roça e Quixabeira, receberam Fabiano, o coordenador do Projeto Cisternas, Izaias Reis, junto com os(a) animadores(a), Wandelma Cerqueira, Romilson Araújo e Celivaldo Novais.

Evaldo da Silva, agricultor
O agricultor Evaldo da Silva, da comunidade de Soinho, município de Várzea da Roça, é um dos beneficiados pelo Projeto Cisternas, ele foi visitado pelo Coordenador do Programa e pela equipe da Rede Pintadas. “Quando essa cisterna estiver pronta e cheia de água, vai acabar o meu sofrimento de todo dia colocar um baldinho de água na garupa da bicicleta e trazer para casa”. Conclui o agricultor.

Os dois Projetos são gerenciados pela Rede Pintadas.  O Cisternas vai construir 1.151 Cisternas de Placas para captação de água da chuva para o consumo humano, com capacidade para armazenar 16 mil litros de água, nos municípios de Quixabeira, Capela do Alto Alegre, Várzea da Roça e Piritiba. 

 O Projeto Mais Água já capacitou aproximadamente 700 famílias, das 889, as quais irão receber as estruturas hídricas. As capacitações têm trazido debates importantes referente à convivência com o semiárido. O Projeto, atuará na construção de estruturas hídricas para produção de alimentos, como: 304 Cisternas de Produção, 264 Barreiros de Trincheira Familiar, 23 Barreiros Comunitários, 03 Tanques de Pedra, 03 Bombas BAP, 54 Limpezas de Aguadas, 04 Barragens Subterrâneas e 100 Quintais Produtivos, distribuídos pelos municípios de: Mairi, Várzea da Roça, Pintadas, Piritiba, Tapiramutá e Mundo Novo.


ASCOM Rede Pintadas - Jorge Henrique 









Um comentário:

  1. Parabéns à Rede Pintadas pelo excelente trabalho.
    Nossos agricultores familiares que já são tão massacrados pela estiagem merecem essa atenção.

    Parabéns.

    ResponderExcluir