Caravana de Economia Solidária leva cultura e oportunidades a Pintadas

Nos próximos dias 09,10 e 11 a Caravana chega ao município de Várzea da Roça

Durante os dias 04,05 e 06 Pintadas foi o 8º município do Território da Bacia do Jacuípe a receber a Caravana de Economia Solidária. O projeto é uma iniciativa do Centro Público de Economia solidária – (CESOL), o qual é financiado pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - (SETRE/BA), por meio do Programa Vida Melhor e executado pela Rede Pintadas. A Caravana vai percorrer os 14 municípios do território, e tem como objetivo fortalecer os empreendimentos os quais o CESOL presta assistência, desenvolver a cultura local e regional, divulgar e fomentar a Economia Solidária e a sua importância, incentivar a comercialização de produtos oriundos dos empreendimentos através da Feira de Economia solidária, além de trazer para o público presente uma vasta programação, incluindo palestras e oficinas.
Pintadas recebeu a Caravana de braços abertos. Na semana que completa 30 anos, o município trouxe para a Feira os empreendimentos que o município tem e ainda abriu espaço para municípios vizinhos, como Várzea da Roça e Mairí.
A Feira não só abre espaço para comercialização, como também é uma forma de promover o que a de melhor em cada município, como destacou o presidente da Rede Pintadas, Elias Rios.
‘’ E de fundamental importância esta inclusão, pois a gente vai mostrar para nossos visitantes o que temos no nosso município, o que é produzido pelos empreendimentos da nossa cidade e também da nossa região. O CESOL atende hoje em Pintadas 08 empreendimentos, mas pretendemos ampliar, convocando e incentivando novos grupos a se formarem’’.
Oficina de Bijuterias 
Para Joselia Paixão, umas das organizadoras da Caravana, este é um projeto que vem dando certo, e que grande parte dos grupos que participam da Feira conseguem escoar a produção. ’’A caravana ela é muito importante para os empreendimentos que são assessorados pelo CESOL, pois é uma forma de ganharem visibilidade no próprio município, porque a maioria dos empreendimentos os próprios municípios não sabem da existência deles, então, a caravana  traz uma visibilidade muito grande, por exemplo, já vemos certas diferenças na comercialização, tem município que as vendas são maiores que em outros, justamente porque têm municípios que os grupos já estão muito mais fortalecidos, as pessoas já conhecem, daí a Feira é mais movimentada, mais frequentada e isso fortalece os grupos, a Feira fomenta isso’’.
Teatro do Cordel da Economia Solidária

Durante os três dias de trocas de saberes a Praça de Pintadas foi palco para rodas de samba, artistas,o teatro do Cordel da Economia Solidária, onde é foi feito uma explanação do conceito de Economia Solidária, da importância da mesma, sem falar nas oficinas, entre elas as de confecção de bijuterias e a de teatro. Quem sentisse fome, não precisava ir tão longe, pois em alguns dos empreendimentos presente era possível se deliciar com a culinária regional. Quem quisesse comprar o presente para o dia das mães, ou para qualquer outra data tinha a escolher, entre lençóis bordados a mão, tapetes, quadros, porta-joias, peças em crochê, porta-retratos, vasos de flores entre outros, todos confeccionados pelos empreendimentos atendidos pelo CESOL.  Era visível a alegria desses grupos em participar da Feira. Dona Maria Neusa Almeida, por exemplo, faz parte do grupo Movimento de Mulheres de Pintadas. o qual confecciona peças bordadas, lençóis de cama pintados à mão entre outros, com sorriso cativante ela diz da alegria em poder expor e comercializar seus produtos.

‘’Essa Feira ela insere as famílias para que possam ter uma fonte de complemento da renda. A gente colocando num espaço desses, o público visualiza o empreendimento, passa a saber do que se trata. O CESOL tem sido um grande parceiro para ajudar no desenvolvimento, capacita às pessoas, eu mesma sou grata, muito do que aprendi foi a partir dessas capacitações,uma pena nossa cidade não ter um grupo maior,um numero maior de empreendimentos’’.
Já dona Lucineide Lima faz parte de dois grupos, o Grupo das Mulheres e do Grupo em Família, ambos do município de São José do Jacuípe. Por lá, essas mulheres produzem de tudo um pouco. A base da palha da bananeira produzem artefatos de decoração, e tecem lindas peças de crochê. Ela destacou a importância de ter um espaço de comercialização, como a Feira.
Quadros feitos da palha da Bananeira
‘’Artesanato o povo não dá muito valor, é um pouco escondido, mas quando saímos para outros lugares, têm mais vendas, as mercadorias vendem tudo. O CESOL é uma ajuda mesmo para a gente, é Deus no céu e CESOL na terra’’. 
Essas ações não promovem apenas os empreendimentos, a missão do CESOL é ir além disso, é fortalecer e empoderar esses grupos através de uma economia justa,é promover soberania econômica sustentável dessas pessoas através da Economia Solidária, o que já é notável, como destacou o prefeito de Pintadas Edenivaldo Mendes.
‘’Esses eventos são de grande importância e valia para o crescimento da economia municipal, as pessoas passam a ter outra visão, não é aquela visão de produzir só na região, e sim buscar mais forças para ganhar espaço. Essas parcerias só fazem ampliar aquilo que o município tem, pois quando unimos às forças a gente se fortalece para enfrentar o mercado. Esses empreendimentos começam a crescer a partir dessas feiras, as pessoas passam a conhecer cada produto, como é feito e passam a dar mais importância. Depois dessas organizações os municípios conseguiram desenvolver mais, apesar das dificuldades, mas as ações integradas em parceria contribuíram para esse desenvolvimento’’.
É este desenvolvimento não só visível nos empreendimentos, como também nos municípios de origem que o CESOL busca atingir, desenvolvimento este que se reafirma nas palavras do coordenador do CESOL Manoel Bastos:
Manoel Bastos,Coordenador do CESOL
‘’O CESOL quer que as pessoas permaneçam nesses locais [municípios de origens], que tenham uma vida digna. O nosso sucesso é melhorar a vida das pessoas da Bacia do Jacuípe’’.
A Caravana de Economia Solidária segue seu destino, a próxima parada será no município de Várzea da Roça, nos dias 09,10 e 11. Até o momento a Caravana contribuiu diretamente com a comercialização, divulgação, troca de saberes e disseminação de cultura de mais de 70 empreendimentos dos oito municípios por onde já passou, além dos visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário